4 de abril de 2011

O PERIGO DOS PERFIS FALSOS NA BLOGOSFERA

Caso você seja um leitor pouco usual deste blog pode ser que não saiba que eu tenho uma amiga mais nova que eu. Mais nova e muito mais esperta. Tem algo que ela sempre me diz quando falo dos meus amigos virtuais: Menina, nem tudo é o que parece. Tem muita gente que finge”. E quando acontece algo que mostra que determinado “amigo” era na verdade um fake ela, se referindo a mim, sempre me diz: “Como pode alguém tão inteligente ser tão ingênua?” Ela está errada. Não sou ingênua, sou inocente. Sim, existe uma grande diferença. Inocente é a pessoa que não acha que as outras pessoas farão algo de feio e ruim. Inocente é a pessoa que não fica sempre com o pé atrás. Uma pessoa inocente abre o coração, acredita no que os outros dizem. Uma pessoa inocente abre o coração para o afeto. E, quebrando a cara ou não, ela, a pessoa inocente, sempre dá uma segunda chance. Ela acha que existem mais pessoas boas do que psicopatas atrás dos teclados. Fazendo blogs. Tuitando. Opostamente a uma pessoa inocente, a pessoa ingênua não vê o perigo a menos que seja tarde demais. Ela não se resguarda. Ela posta até endereço. Ela tem mais fotos que textos, e todas fotos reais porque ela, ingenuamente, acha que todo mundo é bem intencionado. Ela dá o próprio endereço para blogueiras que nem conhece (nem ninguém, aliás) porque ganhou um prêmio de sorteio. Ela, a pessoa ingênua, marca encontros via internet sem se certificar da segurança e da identidade de seu interlocutor. Ela dá telefone de casa, ela dá endereço, ela dá senhas. Até cpf e senha de banco. Sério, sem brincadeira. Ela confia cega e ingênuamente. A questão aqui não é manter o anonimato. Acho muito válido manter-se anônimo por questões de auto-preservação. Há uma enorme diferença entre perfil anônimo ou com pseudônimo e perfil falso. O lance aqui é criar uma vida fake, contar estórias falsas, retirar fotos do Google e mostrar como se fossem pessoais. Fotos de viagens, de ambientes, de partes do corpo. De supostos filhos, que um dia a gente descobre ser um escandinavo… É traduzir textos de blogs russos (por exemplo) para dar suporte à vida fake que inventou. Tudo com o propósito de iludir. De preparar terreno. Psicopatia, sociopatia. Preste atenção… A dica hoje é sobre vida. Pelo amor de Deus fique ligado/a. Confie sim, mas sabe? Desconfie também… Um ser humano adulto não surge de geração espontânea e não é alguém sem laços. Preste atenção aos detalhes, às expressões linguísticas. Há gente que some e reaparece com novo perfil. E quando surge parece já saber exatamente o caminho das pedras, sabe quais blogs seguir, quais blogueiros “seduzir”, quais tuiteiros perseguir…

Um comentário:

Unknown disse...

beijocas zimha,de vez enquando supreende-me a menina.
minha querida,tudo isto aqui é verdadeiro,só que a maior parte dos internautas estao-se burrifando para o que diz,eu próprio já tenho avisado muitas pessoas por postarem fotos de crianças na net por exemplo,acho uma falta de cultura certas pessoas meterem os fihos menores postados com fotos aqui nestes espaços,pois zimha,dá no mesmo,se avisas na maior parte das vezes se for nesseçario ainda nos destratam,é o mesmo que os perfis falsos,á-os aos mihares e nem por isso as pessoas deicham de cair nestes engodos.
vivemos num mundo cada vez mais irracional,onde tudo vale para se valerem do aheio,do proximo e de tudo o mais que venha amiga
jinhos zimha desde espanha