18 de setembro de 2014

VOCÊ TEM UM VÍCIO?

Nunca dormi agarrada a travesseiros. Tenho uma amiga que precisa de um verdadeiro ”arsenal” para poder pegar no sono. São dois travesseiros na cabeça, um entre os braços, outro entre as pernas, e um logo abaixo dos pés. Eu, que gosto de ficar bem solta, nunca fui adepta dessa prática. Quer dizer, até agora. Mas, recentemente, de um-dois meses para cá, durmo todos os dias abraçada a um travesseiro. Só notava que o danado estava agarrado a mim ao acordar. Quer dizer, eu agarrada a ele. Sei lá! Vai saber quem agarra quem, não é? No começo, achei que era coisa boba, uma eventualidade que ia passar. Afinal, nunca precisei dormir agarrada a travesseiros. Só que não passou. Aliás, piorou! Agora, já me atraco ao senhor-fofo ainda acordada. Virou vício. Há pouco, entre um trabalho e outro, bem no intervalo para uma xícara de café acompanhada de apenas uma torradinha, fiquei pensando nos motivos para estas mudanças, variações, de comportamento. Como é que essas coisas acontecem? Por que a gente muda e nem percebe? Dá um certo medo porque, “donos da razão” que achamos ser, pensamos saber tudo sobre a gente. Mas, se isso é verdade, como é que não sei, por exemplo, de onde surgiu essa nova “necessidade”? Outro dia, discutindo com um conhecido, eu disse: “você quer saber mais de mim do que eu mesma?”. E ele respondeu: “Sim, mas é claro! Alguém de fora tem visão privilegiada e não sofre de miopia interna”. Pois bem, então deve ser isso. Estou míope. Liguei para minha amiga SUELI, que é psicóloga. Quem sabe ela não teria uma explicação melhor? Contei do causo-do-travesseiro e ela disse que, muito provavelmente, estou brincando de corte-costura. What? É mais ou menos assim: sabe quando a costureira prega um pedaço de pano para cobrir um furo ou rasgo? Pois é. Foi isso que ela quis dizer. Estou “remendando” alguma coisa. O travesseiro teria o mesmo efeito que tem outros tipos de “drogas”. Preenchem uma necessidade. Tá, entendi. Mas, vício em dormir com travesseiros pra mim é novidade. Coisa estranha essa história de vício, né? Fiquei pensando nos meus. São tantos! Escrever no blog vicia. Comer chocolate vicia. Falar bobagem vicia. Ler vicia. Fazer sexo vicia. Ouvir música vicia. Beber vicia. Fumar vicia. Dormir agarrada em travesseiros? Não, não vicia (ou será que vicia?). Tentei mais explicações, mas, ela me despachou porque estava atendendo uma paciente um pouquinho mais grave que eu e meu ”vício” de dormir com travesseiros (coisa pequena, só uma tentativa de suicídio). A única certeza que cheguei foi que, com ou sem travesseiro, sou inteirinha remendada! Um verdadeiro vestido de chita, cheia de vícios-remendos. E você? Anda se remendando com algum vício também? Qual é o seu vício?

Nenhum comentário: